O que é dor no pescoço e quais são seus sintomas?

O que é dor no pescoço e quais são seus sintomas?

O que é dor no pescoço e quais são seus sintomas?

Você já teve dores no pescoço? Esse desconforto que afeta a parte de trás do pescoço também é conhecido como cervicalgia, e pode se estender até o pescoço, cabeça ou membros superiores. 

Na maioria das vezes, a dor no pescoço não é uma condição grave e pode ser aliviada em poucos dias. Entretanto, de acordo com as organizações de saúde, essa condição limitadora de movimento pode até ser acompanhada de disfunção neurológica, embora apenas em 1% dos casos.

Anatomia da coluna cervical (pescoço)

Para entender melhor esse tópico, vamos conhecer como essa área do corpo é moldada, pois é importante falarmos da estrutura antes de tudo (inclusive, outro tema necessário abordado em um site parceiro, é a anatomia do pênis).

Antes de mais nada, seu pescoço tem um trabalho difícil. Ele suporta o peso dos ossos de sua coluna vertebral superior, juntamente com os músculos e ligamentos que sustentam sua cabeça.

A Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos explica que a região do pescoço da coluna vertebral consiste em sete ossos (vértebras C1-C7), que são separados uns dos outros por discos intervertebrais. Esses discos permitem que a coluna se movimente livremente e atuem como amortecedores de batidas.

Sintomas de dor no pescoço

Agora que já vimos um pouco de anatomia, passemos à dor no pescoço. Ela geralmente é aguda e dura apenas alguns dias ou semanas. Em outros momentos, ela pode se tornar crônica. Ou seja, a dor no pescoço pode ser leve e não interferir muito em sua vida diária, ou pode ser severa e até mesmo causar incapacidade. Segundo a Healthline, alguns sintomas que podem ocorrer são:

  • Dor no movimento. É comum que a dor no pescoço seja exacerbada ao mover, torcer ou estender a coluna cervical, de um lado para o outro ou para cima e para baixo.
  • Dor aguda. Dor pulsante que é localizada em uma área e pode irradiar para a cabeça, tronco, ombros e braços.
  • Rigidez no pescoço. Sentir que o pescoço está “rígido” ou “preso”, com uma diminuição do alcance do movimento. A combinação dos sintomas acima com este é o que as pessoas popularmente chamam de “torcicolo”.
  • Entorpecimento. Se sua dor no pescoço envolve compressão de um nervo, você pode sentir formigamento, fraqueza ou dormência em qualquer um de seus braços ou mãos.
  • Dor de cabeça. A dor que começa no pescoço também pode produzir uma dor de cabeça chamada dor de cabeça cervicogênica. Este desconforto também pode ser um sintoma de uma enxaqueca.
  • Dor ao toque. A dor no pescoço pode aumentar se a coluna cervical for tocada.

Causas das dores no pescoço

O que causa dor no pescoço? O grande trabalho feito pela coluna cervical é afetado por muitos fatores: dormir em má posição, má postura prolongada, sentar por um longo tempo, pressionar um nervo, etc.

Outro motivo pode ser um ferimento, por exemplo, uma esticada brusca de um acidente de carro ou uma queda.

Como você pode prevenir dores no pescoço

Tome nota: com o apoio do Serviço Nacional de Saúde na Inglaterra, compartilhamos com você os hábitos a seguir para evitar dores no pescoço.

  • Ao dormir, certifique-se de que sua cabeça esteja na mesma altura que o resto do corpo – às vezes é isso o que acontece quando o homem não levanta.
  • Use um colchão firme.
  • Sente-se em posição ereta: mova seus ombros suavemente para trás e puxe seu pescoço para trás.

Naturalmente, nós também lhe dizemos o que é melhor evitar:

  • Não mantenha seu pescoço na mesma posição por muito tempo, por exemplo, quando estiver sentado em uma mesa.
  • Evite dormir de bruços. 
  • Tente não torcer o pescoço quando estiver na cama.

Tratamentos caseiros para aliviar a dor no pescoço

Como a prevenção é fundamental, a Clínica Cleveland aconselha algumas estratégias de longo prazo para evitar dores no pescoço:

  • Perca peso se você for obeso. 
  • Pare de fumar. O cigarro danifica a estrutura óssea e retarda a cicatrização. 
  • Exercício para fortalecer os músculos do pescoço e do ombro.
  • Reduza seu nível de estresse. Caminhe, medite, faça uma massagem, experimente uma aula de ioga, faça exercícios. 

Mas, bem, o que você pode fazer em casa se já tem o desconforto? É útil usar pacotes de calor ou gelo, esticar ou fazer exercícios suaves e interromper temporariamente a atividade física. Se necessário, sob supervisão médica você pode tomar medicamentos para aliviar a dor e a inflamação. E faça a única coisa que nunca falha: descanse bastante.

Tenha em mente que se você tem dores no pescoço que interferem no trabalho ou em outras atividades diárias, você deve marcar uma consulta com seu médico. Desta forma, você receberá atenção personalizada com recomendações, exames e os controles necessários para mitigar o desconforto.

Você sabe o que é síndrome pós-covid? Confira no site longhaulbrasil.com e conheça os Médicos que estudam profundamente o pós-covid.

Leave a Reply

the_content();